Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro
Nome da Tendência Pedagógica | Papel da Escola | Conteúdos | Métodos | Professor x Aluno | Aprendizagem |
Pedagogia Liberal Tradicional | Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir o seu papel na sociedade. | Conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados para os alunos. | Exposição e demonstração verbal da matéria. | Autoridade do professor e atitude passiva dos alunos. | Aprendizagem mecânica e respectiva. |
Pedagogia Liberal Renovadora progressiva. | A Escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. | Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações-problemas. | Por meio de experiências, pesquisas e método de solução-problema. | Professor é o auxiliador no desenvolvimento da criança. | É baseada na motivação e na estimulação de problema. |
Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) | Formação de atitudes. | Baseava-se na busca de conhecimentos pelos próprios alunos. | Método baseado na facilitação da aprendizagem. | Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito. | Aprender é modificar as percepções da realidade. |
Tendência Liberal Tecnicista | Modeladora do comportamento humano através de técnicas especificas. | São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. | Procedimento e técnicas para transmissão e recepção de informações. | Relações objetivas onde o professor transmite, informa e o aluno fixa. | Aprendizagem baseada no desempenho. |
Tendência Progressista Libertadora. | Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos atingir o nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. | Temas geradores. | Grupos de discussão. | A relação é de igual para igual, horizontalmente. | Resolução de situações problemas. |
Tendência Progressista Libertária. | Transformação da personalidade no sentido libertário e alto-gestionário. | As matérias são colocadas, mas não exigidas. | Vivência grupal na forma de auto-gestão. | O professor é orientador e os alunos livres. | Aprendizagem informal via grupo. |
Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos ou “histórico - crítica” | Difusão dos conteúdos. | Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. | Método que parte da realidade do aluno, confrontada com o saber sistematizado. | Aluno participante e professor mediador entre o saber e o aluno. | Baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. |
O quadro síntese é feito individual, 1 pra cada componente, e só tem postado 1 e ainda não tem nome do aluno que o fez.
ResponderExcluir