quarta-feira, 11 de maio de 2011

QUADRO SINTESE

Quadro Síntese
Evoluções Históricas das Tendências Pedagógicas no Ensino Brasileiro

Nome da Tendência Pedagógica
Papel da
Escola
Conteúdos
Métodos
Professor
x
Aluno
Aprendizagem
Pedagogia Liberal Tradicional
Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir o seu papel na sociedade.
Conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados para os alunos.
Exposição e demonstração verbal da matéria.
Autoridade do professor e atitude passiva dos alunos.
Aprendizagem mecânica e respectiva.
Pedagogia Liberal Renovadora progressiva.
A Escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações-problemas.
Por meio de experiências, pesquisas e método de solução-problema.
Professor é o auxiliador no desenvolvimento da criança.
É baseada na motivação e na estimulação de problema.
Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova)
Formação de atitudes.
Baseava-se na busca de conhecimentos pelos próprios alunos.
Método baseado na facilitação da aprendizagem.
Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito.
Aprender é modificar as percepções da realidade.
Tendência Liberal Tecnicista
Modeladora do comportamento humano através de técnicas especificas.
São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica.
Procedimento e técnicas para transmissão e recepção de informações.
Relações objetivas onde o professor transmite, informa e o aluno fixa.
Aprendizagem baseada no desempenho.
Tendência Progressista Libertadora.
Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos atingir o nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
Temas geradores.
Grupos de discussão.
A relação é de igual para igual, horizontalmente.
Resolução de situações problemas.
Tendência Progressista Libertária.
Transformação da personalidade no sentido libertário e alto-gestionário.
As matérias são colocadas, mas não exigidas.
Vivência grupal na forma de auto-gestão.
O professor é orientador e os alunos livres.
Aprendizagem informal via grupo.
Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos ou “histórico - crítica”
Difusão dos conteúdos.
Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social.
Método que parte da realidade do aluno, confrontada com o saber sistematizado.
Aluno participante e professor mediador entre o saber e o aluno.
Baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.


Um comentário:

  1. O quadro síntese é feito individual, 1 pra cada componente, e só tem postado 1 e ainda não tem nome do aluno que o fez.

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