segunda-feira, 9 de maio de 2011

Plano de aula: mito do triângulo racial

1 - Tema:
O mito do triângulo racial
2 - Objetivos
2.1- Geral
Compreender através de conceitos matemáticos a relação que a matemática pode estar intrinsecamente ligada a questões de respeito a diversidade.
2.2- Específicos:
-Perceber que a matemática é a construção do nosso dia-a-dia e que pode contribuir uma sociedade mais justa e democrática;
-Classificar o triângulo eqüilátero quanto aos seus lados e aos ângulos;
-Conscientizar das formas de racismo disfarçado e outras formas de discriminação existentes no Brasil.
  
3 – Estratégias
-Introduzir de forma explicativa conceito quanto a classificação do triângulo  eqüilátero em relação aos seus lados e ângulos.
-Mostrar aos alunos que  o triângulo eqüilátero é a forma geométrica que se origina quando três vértices se unem por três linhas de igual tamanho. E que o triângulo é usado muitas vezes no nosso país para representar a relação entre três raças que se misturam aqui desde a chegada dos portugueses: a branca, negra e a indígena. Com a miscigenação, teria surgido o “triangulo racial”, cujos vértices seriam os tipos:mulato, mameluco e cafuso.
- Levantar discussão se quando é representada as relações entre “raças” por triângulos eqüiláteros, nos dá a falsa impressão de que essas relações são de igualdade e que o racismo não existe tanto em nosso país;
- Fazer os alunos refletirem  como as raças podem ser representadas comumente por triângulos e totalmente lados iguais , porque pessoas brancas tem renda média maior, mais escolaridade, melhor condição de vida, ocupam maior lugares em cargos de poder em relação a pessoas classificadas não-brancas?
- Debater: O que cada um de nós podemos fazer para acabar com esta discriminação disfarçada?
4 – Recursos
- Data-show
- Notebook
5-  Duração:
 3 h/a.
6 – Referências Bibliográficas
BORDEAUX,Ana Lúcia, Matemática do Ensino Médio, Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2005







2 comentários:

  1. Plano de aula desenvolvido por: Tatiane Leal
    Marcos Archanjo e Gisele.

    ResponderExcluir
  2. O plano de aula deveria ser feito por dupla ou individual.
    O design poderia ter ficado melhor, seguindo o que está escrito nas orientações do blog.
    O vídeo ficou bom.
    At,
    Viviane

    ResponderExcluir